Entendendo a Coluna Vertebral

Entendendo a Coluna Vertebral | Dra. Juliana Medeiros Ino | Neurocirurgia

A coluna vertebral é formada por ossos chamados vértebras. Compõem as vértebras o corpo vertebral, pedículos, lâminas, facetas e processos transversos e espinhosos.  As vértebras estão dispostas uma sobre a outra, formando no centro delas o canal vertebral que abriga a medula e suas raízes.

A medula é parte do sistema nervoso central, descendo do cérebro e tronco cerebral para levar aos membros a força motora e trazer de volta ao cérebro as sensibilidades de nossas extremidades.

Os corpos vertebrais estão no pilar anterior da coluna, entre cada um deles há um disco de cartilagem. Na parte dorsal da coluna estão as lâminas limitando o canal vertebral posteriormente.

Faz parte da sustentação da coluna vertebral os corpos vertebrais, os discos intervertebrais, os pedículos e as facetas. Pode ocorrer desgaste e degeneração em quaisquer destas estruturas. O que pode causar dores, déficits motores e/ou sensitivos.

Exames como Radiografias, Tomografias Computadorizadas e Ressonâncias Magnéticas são utilizados para avaliar a estrutura da Coluna Vertebral.  O profissional habilitado é capaz diagnosticar de forma adequada as patologias da Coluna Vertebral compilando os sinais e sintomas do paciente e a propedêutica pertinente a cada caso.

Entendendo a Coluna Vertebral

Veja também:

Ferida Cirúrgica

Após a cirurgia, pode ser necessário cuidar de uma incisão ou ferida cirúrgica. As incisões precisam ser limpas e protegidas de bactérias que podem causar

Lombalgia

Lombar vem do Latim “lumbus”: parte inferior das costas. Algia é um sufixo de origem grega que significa dor. Lombalgia é um sintoma: dor lombar. Suas

Text Neck Syndrome

A “Síndrome do Pescoço Tecnológico” pode ser considerada uma síndrome emergente do século XXI. Esta condição clínica refere-se ao início da degeneração da coluna cervical